Dev4Dev!
DNS Lookup

Faz parte da vida de um programador web configurar os registros DNS de seus sites. São varias configurações que devem ser aplicadas ao DNS, dentre elas podemos citar o nameserver, o IP da máquina, o servidor de e-mail, verificação de propriedade para analytics e certificados.... Para testar suas configurações utilize o DNS Lookup do Dev4Dev.

A utilização da ferramenta é bem simples, basta informar o domínio, o tipo de registro desejado nos campos abaixo e clicar no botão "Pesquisar". Os registros encontrados serão exibidos.

Registros não encontrados!

O que são registros DNS?

Como explicado na seção WHOIS domínios são utilizados para acessar servidores/aplicações ao invés de números de IP pois são mais faceis de serem memorizados por pessoas, mas como vinculamos um domínio a um endereço de IP? A vinculação é feita por meio de registros DNS, cada domínio possui um conjunto de registros DNS que apontam para um IP, ao digitar um domínio em um navegador por exemplo, por tras dos panos o que o navegador faz é consultar o registro DNS do dominio informado e buscar o endereço de IP atrelado.

Existe vários tipos de registro DNS, dentre eles os mais comuns são:

  • A: os registro do tipo A definem para qual IP um domínio vai apontar;
  • AAAA: os registros do tipo AAAA são similares aos registros do tipo A mas apontam para IPs do protocolo IPv6;
  • CNAME: os registros CNAME por sua vez criam aliases. Por exemplo, ao criar um site seudominio.com.br é comum criar um registro CNAME www apontando para seudominio.com.br, desta forma seu usuário podera acessar o site utilizando seudomonio.com.br ou www.seudominio.com.br;
  • MX: os domínios MX são utilizados para servidores de e-mail, se quiser utilizar seu domínio para envio de e-mails esse registro deve ser criado. O Dev4Dev por exemplo possui registros MX para que possamos receber e-mails no endereço [email protected].